O brincar como ferramenta de transformação e solução de conflitos

criancas-bricando-mundo-2.jpg

 

Ludoterapia este é o nome da psicoterapia para criança, pois utiliza de atividades lúdicas como: desenhos, histórias, colagens, pinturas e jogos de acordo com a idade da criança criando um ambiente no qual ela sinta-se confortável. É neste ambiente que o psicólogo passa a conhecer melhor a crianças e seus pensamentos, sentimentos e os comportamentos que podem estar causando disfuncionalidade no dia-a-dia da criança e nas diversas áreas de sua vida.

Dependendo da necessidade poderá haver indicação da terapia familiar ou orientação de pais, para melhor compreender a dinâmica familiar e promover reestruturação no ambiente. A ludoterapia é indicada para crianças com idades entre três e doze anos, sempre que essa criança apresentar comportamentos que possam estar disfuncionais, ou seja incompatíveis com a faixa etária. Ou ainda em situações de desemparo que levem a criança a sofrimento psicológico.

As queixas mais frequentes em relação às crianças são: instabilidade emocional, ansiedade, timidez, interpretações amedrontadoras, medo do fracasso, medo de ser ridicularizada por amigos, bullying, depressão infantil, medo de os pais se separarem quando estes presenciam brigas, medo dos pais morrem e ela ficar só, agressividade, dificuldades para aceitar limites ou regras, enurese noturna, baixo rendimento escolar, anorexia entre outros.

A importância do brincar, a criança precisa muito mais do que imaginamos para ser mais feliz, principalmente amor, família (mesmo que seja aquele que acolhe), respeito, educação e saúde, no entanto por vezes esquecemos de incluir o brincar. Segundo a Declaração Universal do Direitos da Criança, deve ser dado às crianças a oportunidade de contato com o mundo a sua volta. Ela deve ser livre para brincar e para descobrir, brincar ajuda a criança ser mais imaginativa, desenvolver capacidades, lidar com a frustração e gerenciar o stress.

O objetivo principal da ludoterapia é o contato com o mundo interno da criança, permitindo compreender a sua linguagem simbólica, quando a criança tem dificuldades para expressar verbalmente, o brincar é utilizado como único recurso que lhes permite sentir segurança para expressar coisas difíceis de explicar ou verbalizar, como por exemplo abuso sexual, maus tratos, medos, angústias, dúvidas. Os brinquedos (objetos físicos e reais) são utilizados como ferramentas para expressar o que a criança pensa ou sente em determinado momento ou sob uma situação específica. É por meio do brincar que a criança expressa suas emoções como raiva, a dor, alegria, a tristeza, a felicidade e frustração.

A importância do brincar

O brincar sempre esteve presente na vida da criança desde as comunidades mais primitivas, este brincar ocorria quase sempre de forma coletiva e até hoje as crianças se reúnem para brincar das mais diversas formas, sempre que lhes é dada essa oportunidade, e é por meio do brincar que o desenvolvimento acontece.

Dessa forma o brincar possui um papel importante na vida da criança, pois contribui também para promover integração, socialização, papéis sociais e valores, no entanto a importância do olhar mais profundo para infância é mais recente, tanto para os estudiosos como para as politicas públicas ao redor do mundo.

Hoje é sabido que o brincar pode causar impacto positivo em diversas áreas do desenvolvimento infantil, na saúde física e mental, sociabilidade, desenvolvimento motor, emocionais e aprendizado. Uma das marcas mais importantes para a sociedade foi a Declaração Universal dos Direitos da Criança, feita pelo UNICEF que entre os dez princípios lista o Princípio VII que assegura que a criança deve desfrutar plenamente de jogos e brincadeiras voltado para educação cujo objetivo é o desenvolvimento da criança como um todo.