Hoje, vamos abordar as diversas formas de interferência psíquica que podem contribuir para os inúmeros distúrbios de aprendizagem. Nem sempre o distúrbio de aprendizagem está relacionado à metodologia de ensino ou com a maneira como o docente atua didaticamente. Não devemos desconsiderar que os fatores apontados acima também podem contribuir para o surgimento dos distúrbios de aprendizagem. No entanto, há outras variáveis que podem ser determinantes em estágios bem mais precoces, que antecedem o início da escolaridade da criança.
Daí percebe-se o quanto é importante o histórico de vida da criança, caso ela chegue a apresentar qualquer tipo de dificuldade que possa interferir em seu processo de aprendizagem. Todos os momentos da infância são fases decisivas, onde são lançadas as características fundamentais da personalidade. Entre os diversos problemas da infância, está a angústia infantil, cujo sintoma mais evidente é o medo (CARDOSO,1969).
Ajuriaguerra, Marcelli (1986) tratam da questão da criança em sua família, abordando questões que afetam a criança nas diversas etapas de seu desenvolvimento. Os transtornos na infância estão relacionados com diversas dificuldades apresentadas pela criança, em alguns casos com surgimento bastante precoce e inúmeras causas. Faz-se necessária a busca de fatores que podem levar uma criança a enfrentar dificuldades, mas principalmente identificar estes problemas para ajudá-las na resolução ou ao menos minimizá-los.
O que esperar da criança nos primeiros momentos de vida?
Quando nasce uma criança, não é possível afirmar de imediato se apresentará qualquer tipo de transtorno que lhe trará dificuldade na aprendizagem, exceto aquelas que mesmo antes do nascimento foram diagnosticadas como portadoras de alguma síndrome. No entanto, por meio de escalas desenvolvidas por estudiosos sobre o assunto, é possível verificar as diferenças existentes entre uma criança e outra.
A partir da Escala de Avaliação da Primeira Semana (First Week Evaluation Scale) de uma criança, é possível detectar o estado geral de sua saúde, atenção, funcionamento, adaptação biológica, vigor, calma e desempenho neurológico. Contudo estes fatores não deixam qualquer indício que nos permita afirmar se esta criança apresentará bom ou mau desempenho quando ingressar na escola.
No entanto se considerarmos os fatores psíquicos, é possível prever que alguns bebês que passaram por situações de sofrimento como partos difíceis e nascimento prematuro com internações prolongadas possam vir a apresentar algum tipo de desorganização psicológica que no futuro poderão interferir no processo de aprendizagem. A psicanálise tem nos fornecido contribuições em relação ao comportamento humano, principalmente no que se refere às instâncias psíquicas nas primeiras etapas de vida do ser humano.
Hoje, por meio da ciência da Psicologia, é possível afirmar que as experiências vivenciadas podem acarretar traumas psíquicos transformando-os posteriormente em distúrbios, devido a desorganização psíquica.