A imposição de qualquer obrigatoriedade desencadeia reações defensivas e agressivas e não uma reciprocidade aberta. É fácil ficar com raiva de um “tem de”. Com frequência ouvimos uma pessoa dizer frases como: “Você não devia ter feito isso”, “Você não deveria ter feito esse comentário, e estou com muita raiva por isso”.
No entanto, se você transformar obrigatoriedades em desejos ou preferências, alterará inteiramente o sentido da interação com o outro. Retirando “tem” e “deve”, você para de sabotar a si mesmo, aos outros e facilita o aprendizado a partir dos erros. Experimente usar: “Eu gostaria que você tivesse feito X em vez de Y”. Compreenda que quanto mais exigente você for consigo mesmo e com os outros, menos aberto ficará ao crescimento e à mudança construtiva.
Em sua vida cotidiana, repare no que acontece quando você impõe expressões como “tem de” aos outros e quando fazem o mesmo com você. Experimente dizer o que o agrada e desagrada, em vez de impor seus valores aos outros. Acreditamos que, ao adotar o estilo que estamos recomendando, você verá a qualidade de seus relacionamentos crescer.