Saber tornar-se uma pessoa mais feliz é um aprendizado diante dos desafios que temos que enfrentar no dia-a-dia, pois é preciso superar os obstáculos nas diversas áreas da vida.
É claro que nenhum de nós ficará isento de situações que podem provocar momentos difíceis ao longo do caminho, no entanto é possível aprendermos a modificar a maneira como interpretamos os eventos e situações quando surgirem, independente da área. Você é capaz de mudar o padrão de comportamento, tornando-se uma pessoa menos vulnerável.
Na maioria das vezes ao estimular a herança genética e tendências adquiridas, você pode se tornar extremamente ansioso, deprimido, enfurecido, com ódio e/ou com pena de si mesmo.
Você pode mudar pensamentos, sentimentos e ações que lhe causam perturbação ou transtorno e, assim, tornar-se consideravelmente menos desgostoso e menos frustrado, pois grande parte de suas aflições e estresse é gerada por você mesmo.
Mas, você pode passar a não se afligir mais. Como? Evitando criar necessidades e exigências absolutas transformando suas expectativas naturais e espontâneas de sucesso, aprovação e gratificação em expectativas doentias, insistências e comandos.
Quando você enxergar claramente essas tendências, poderá se esforçar-se para ser menos intransigente e mais flexível. Poderá focar-se em mudar os sentimentos e as atitudes que acompanham suas expectativas e geram ansiedade e perturbação. Reeducar-se para pensar, sentir e agir de forma mais branda e menos exigente o tornará uma pessoa mais feliz.