Sobre perdas e ganhos

Dificilmente vamos encontrar uma pessoa naturalmente satisfeita após passar por situações que envolvam perdas, sejam elas quais forem. A perseverança não é a única forma de vencer um desafio, nem sempre ser forte significa lutar bravamente até a vitória final, é preciso saber escolher que obstáculos realmente merecem ser enfrentados e compreender que às vezes, desistir é uma saída sábia ou pelo menos sensata.

No filme “Amor além da vida”, um dos personagens diz que “em alguns momentos, quando a gente perde, a gente ganha”. Mesmo que pareça termos perdido em determinadas situações, a vida a seu tempo, nos mostrará o que ganhamos  com aquela experiência. Nenhuma moeda tem só um lado, o que significa que nenhuma circunstância nos possibilita somente perda, pode representar também uma chance de darmos um passo atrás para tomar impulso e saltar adiante.

A vida nos proporciona muitos aprendizados. No entanto, algumas pessoas parecem nunca estar dispostas a aprender coisa alguma. Foque em você, invista seus esforços naqueles que estão receptivos ao aprendizado e não queira convencer as pessoas a pensar do seu jeito. Aprender a respeitar as diferenças que existem entre você e o outro, é muito mais assertivo que passar a vida tentando mudar aqueles com quem convive e lembre-se que é possível escolher ficar com eles ou não. Por outro lado, exigir que os outros mudem o tempo todo é uma batalha com poucas perspectivas de êxito, uma luta desgastante que nem sempre leva a bons resultados.

O desejo da humanidade, de uma forma geral, é sempre o de ganhar, porque esse ganho é sinônimo de sucesso, de vencer na vida, estar acima da média, de não perder a pessoa amada e isso gera gratificação.

Mas, o fato é que a maior parte da humanidade não consegue atingir essa meta de vida e vive em meio ao desespero, buscando soluções de uma forma errada e pode acabar caindo em armadilhas, desmotivações e frustrações.

Fontes: Alcides Biscalquin, David Lima.