Estamos passando por uma dramática crise mundial, o maior desafio do ano de 2020, que acabou de começar. Após causar enorme impacto em Wuhan, na China, o coronavírus vem causando medo e incerteza por onde passa. O temor já não é da imigração desenfreada, mas do Covid-19 tanto pelas perdas de vidas em várias partes do mundo como também pelos constantes transtornos na economia mundial.
Nunca vamos saber o tamanho dos desafios que a vida irá nos proporcionar. O Covid-19 não causa apenas danos ao corpo, ele afeta a psique devido a incertezas em relação ao futuro e o desencontro de informações que não atendem nossas expectativas. No entanto, é preciso saber como utilizar a nossa estrutura emocional para não cair na desesperança, pois já vivenciamos outras crises e sabemos que em algum momento a situação se resolverá.
E como encontrar energia e serenidade para enfrentar esse desconhecido que vem causando pânico na população?
Cuidar da saúde mental e da parte emocional neste momento é a melhor forma de ir ao encontro daquilo que desejamos para manter o equilíbrio da mente. É necessário transformar o pânico em percepção para enfrentamento e solução de problemas e proatividade. É em meio a uma crise que podemos nos tornar mais fortes, sábios e com poder de resiliência para desenvolver novas habilidades que nos ajudem a passar por essa fase de forma menos devastadora e nos recuperar o mais rápido possível. É importante trabalhar nossas emoções para manter o controle sobre elas. Nós podemos sair destroçados dessa crise, mas também é possível sair mais fortalecido para novos desafios, já que a vida não é estática.